Redes Sociais Digitais: “princípios para um mundo aberto”.

Muito tem-se falado acerca das redes sociais digitais, desde a grande exposição que as pessoas praticam em busca de notoriedade e fama instantânea, até os aspectos de movimento político capaz de gerar mudanças de enorme valor social.

O escritor Don Tapscott faz sua apresentação (“Quatro princípios para o mundo aberto”) no TEDGlobal 2012 dos princípios para uma mundo aberto e mostra como a geração digital tem utilizado as redes sociais e as novas tecnologias para gerar mudanças. Essa geração que provoca mudanças sociais, utiliza das tecnologias disponíveis, seja o hardware ou o software, para conquistar o que busca em sonhos e novos comportamentos para uma vida melhor.

Ao considerar que essas mudanças comportamentais que chegam, não são pequenas ou superficiais, e que o alcance não é apenas local, mas global, novos comportamentos são delineados a partir da massificação no uso das tecnologias disponíveis para estabelecer pontos de vista, opiniões e vontades. Compartilhar conhecimento, gerar novos modelos de negócio e, consequentemente, novas formas de organização das instituições que compõem  a sociedade, alterando a relação existente entre os consumidores e os produtores.

A relação agora está pautada num poder maior, daquele que antes apenas consumia e cuja voz podia-se ouvir apenas através dos serviços de atendimento ao consumidor/cliente etc., sem grande efeitos para experiência alheia, enquanto consumidor de determinado produto ou serviço.

As redes sociais digitais conseguiram amplificar a voz do consumidor e uma nova relação se estabelece entre este e a marca do produto/serviço que ele consome.

Don Tapscott fala por 17min50s sobre os princípios para o mundo aberto em primorosa fala, cheia de conhecimento, grande eloquência e bom humor.

Mais do que isso, as redes socais digitais criam possibilidades antes não imaginadas pelo povo, mas sempre sonhadas pelos que produziram grandes mudanças no mundo, nas diversas épocas da humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *